quarta-feira, 1 de outubro de 2014

CARTA ABERTA AO PORTAL R7


Escrevo em resposta aos artigos publicados pelo colunista André Forastieri. 


(Pra quem não sabe do que se trata, segue: artigo 1 e artigo 2 - o segundo é ainda mais alarmante)


Como ser humano, gostaria de mencionar o quão triste é abrir a internet em pleno século XXI e ler um artigo com tamanho grau de preconceito e especismo. Um conteúdo onde a maioria das palavras chaves são arrogância, prepotência, porco, feio, burro, nojento. Existe uma reflexão que diz "a boca fala daquilo que o coração está cheio".
Como colunista e conteudista, sei bem como funcionam portais de comunicação: o objetivo principal é aumentarmos a visibilidade e a abrangência através de clicks, e para isso, conteúdos um tanto polêmicos têm potencial para trazer novas visitações.
Contudo, como publicitária, acredito que o mais importante seja a imagem que deixamos, as impressões que contribuímos dia após dia, o impacto que nossos conteúdos despertam, o quanto contribuímos para o desenvolvimento das pessoas e a missão que orienta o papel do veículo à sociedade.
Ainda que os artigos mais polêmicos tenham potencial de elevar o portal em altos índices de visitações, o colunista André Forastieri tem sido um desserviço à população.
Estamos saltando para uma época em que as pessoas vêm deixando de lado a corrida desenfreada pelo capitalismo selvagem. O homem - e sua arrogância - já se tornaram agravantes para os impactos ambientais, de modo que, milhares de pessoas em todos os lugares do mundo vêm lutando ativa e diariamente para uma nova construção de ideias, iluminando onde o concreto e a materialidade cinzenta perderam o valor diante da natureza, dos animais, do meio ambiente.
Hoje, já se sabe que o contato com os animais é fundamental para desenvolvermos adultos saudáveis, crianças amorosas, com autoestima elevada e que os indivíduos privados do contato com os bichinhos, desenvolvem os mesmos sintomas de Misofobia que o jornalista demonstra.
Quanto mais poder temos, mais responsabilidades teremos. Um veículo de comunicação do porte da R7 deveria ser um instrumento de colaboração para uma sociedade mais digna, sustentável, amorosa e que propague as ideias que, hoje em dia, são tão ausentes na mídia.
E que os conteudistas ávidos por clicks não se enganem, a oferta está baixa, mas a demanda cresce dia após dia. Protetores de animais e ambientalistas já somam no mundo mais de 600 milhões de pessoas, isso é maior do que qualquer país do mundo, maior ainda do que 27 países da União Europeia, o que significa que, propagar boas ideias é promover ações naquilo que as pessoas estão mais carentes e, além de assertivo, despertam os anseios para a construção de um mundo melhor.

Luciane Pires - Publicitária, Colunista e Ativista.
Revista Eletrônica Ativar os Sentidos >> http://goo.gl/Vm55Tn
Parei www.eudissechega.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário